Ferramentas de coaching: quais as principais?

Coaching

Ferramentas de coaching: quais as principais?

Sabia que no seu processo de crescimento profissional são usadas ferramentas de coaching? Confira as mais famosas nesse conteúdo.

Quando o assunto é o coaching, ainda existem muitos mitos por trás dessa metodologia que envolve autoconhecimento, ferramentas e demais pilares que atendem os desejos dos clientes.

Colocar os seus objetivos em ordem e saber o que fazer para alcançá-los, além de entender quais são os seus verdadeiros pontos fracos e fortes, bem como a sua capacidade e outros segmentos em que pode melhorar na vida, faz parte do trabalho do coach.

Perceba que são pontos bastante complexos e profundos da vida de uma pessoa, o que apenas frases de efeito e mensagens motivacionais jamais seriam capazes de ajudar de verdade os clientes.

Com a intenção de ilustrar para você um pouco mais como essa metodologia funciona, trouxemos neste post as principais ferramentas de coaching, que junto com o conhecimento do profissional irão encaminhar a sua jornada para o melhor destino.

Confira a seguir as ferramentas, como elas são usadas e veja como cada uma delas tem a sua importância, função e utilidade para a vida de quem procura se conhecer e atingir os objetivos que tanto almeja.

 

Quais as principais ferramentas coaching?

 

Veja a seguir os principais métodos consagrados dentro do coaching para ajudar nas mais variadas questões dos clientes.

 

Metas SMART

 

Sabia que existem metas com maiores chances de serem realmente alcançadas? O coach irá analisar os seus desejos e irá direcionar o seu pensamento e esforços para criar metas palpáveis, realistas e possíveis.

Dentro desse método, as metas podem ser separadas em desafiadoras, positivas, ecológicas, de controle e específicas. 

Perceba que você pode ter uma meta desafiadora, mas não o difícil suficiente para fazer você desistir ou nunca conseguir chegar até ela.

Ganhos e perdas

 

Essa ferramenta de coaching é uma das mais fortes e importantes, principalmente para clientes que não sabem como tomar uma grande decisão em suas vidas, como pedir demissão, começar uma nova faculdade ou até mesmo trocar de setor na empresa.

Para que a pessoa possa enxergar claramente a melhor opção para a sua vida, o coach irá criar uma lista de ganhos e perdas de cada escolha, o que torna a decisão mais rápida e o melhor, sem culpa!

 

A roda da vida

 

Esse é um grande exemplo de que uma ferramenta de coaching não precisa ser complexa ou difícil de realizar. Na roda da vida, o seu coach irá te ajudar a identificar onde você está e onde gostaria de ir.

Se atualmente você não sabe onde está exatamente e o que deve ser feito para atingir determinado objetivo, com essa ferramenta você poderá ter uma grande luz.

 

Perguntas poderosas

 

Mesmo no processo de coaching, nem todos estão totalmente encaminhados e podem se perder no caminho ou não terem a todo o tempo a visão adequada para chegarem até onde querem.

É aqui que o coach usa as perguntas poderosas, uma ferramenta que envolve questionamentos profundos e bem específicos sobre os objetivos e de que forma o cliente está agindo, que o faz voltar para o direcionamento correto.

Roadmap

 

Essa ferramenta é objetiva e direta, com a intenção de traçar uma rota específica para você materializar o seu objetivo.

Essa rota será criada de acordo com a realidade do cliente, com direito a brainstorming, reuniões agendadas com “tarefa de casa” para serem analisadas nos próximos encontros e assim por diante.

No processo de evolução, tanto os fatores subjetivos da sua vida, como as suas emoções, quanto os objetivos, como carreira, investimentos e ganhos, devem estar juntos. O Roadmap irá colocar tudo no caminho.

 

Já pensou no quanto essas ferramentas poderiam ajudar você na vida pessoal e na profissional? Entre em nosso site e conheça o nosso trabalho. Tudo 100% online para você ter conforto e mais tempo.

Abrir
Converse conosco pelo WhatsApp
Gostaria de um orçamento personalizado.