Agende Uma Sessão Gratuita

A Importância de Focar o Momento Presente (Moacyr Castellani)

 dsc_0688

A Importância de Focar o Momento Presente (Moacyr Castellani)

Saber cultuar o momento presente é uma das bases fundamentais para conviver equilibradamente. É no momento presente que estão todos os nossos desejos e potenciais, sonhos e verdades. É no aqui-agora que brilha a luz da existência, onde a vida é em si mesma. Viver o presente é a única maneira autêntica de existir.

         Pois o que é o passado ? O passado nada mais é que recordações. Sim, o passado é somente isso e nada mais. O passado é o significado presente que damos às nossas recordações. Logo, viver o passado é pura ilusão. Não vivemos o passado. Simplesmente damos significado, aqui e agora, às nossas recordações.

         Vejamos um exemplo prático que, provavelmente, acontece com muitos de nós. Na adolescência, somos mestres em criticar, julgar e condenar nossos pais. Dizemos que foram conservadores, malvados, incompreensivos, ditadores, chatos. Contamos aos nossos amigos casos tristes de momentos dolorosos, revelamos uma série de fatos negativos em relação aos nossos pais. Dizemos o quanto foram distantes, fechados e repressores, de quantas formas contribuíram para muitos de nossos fracassos.

         Mas, sejamos honestos: exceto onde o relacionamento familiar é doentio, nós, agora adultos, mudamos de opinião. Passamos a entender que não existem pais perfeitos. Interpretamos os acontecimentos e personagens daquela época num enfoque diferente. Podemos até nos surpreender dizendo que aquela foi a melhor fase de nossas vidas - período quando estávamos bem próximos dos nossos pais.

E o futuro ? O que sabemos a respeito do futuro ? Não sabemos absolutamente nada. Não sabemos nada porque o futuro, da mesma maneira que o passado, também não existe.

         Pessoas que se preparam constantemente para o futuro estão deixando de viver a realidade presente. Elas cessam o contato com a experiência do agora, não percebem as oportunidades atuais. Fixam-se em estratégias e restringem sentimentos - deixam de viver.

         Deixam de viver porque a vida está no presente. A vida está aqui e agora e não em outro lugar. O futuro é o significado presente que damos às nossas expectativas. Acreditar na existência do futuro é ilusão, pois o futuro é uma expectativa presente.

         A ansiedade surge quando existe um modelo de perfeição futura. Cria-se uma expectativa, uma preocupação constante. O indivíduo não consegue mais curtir o momento presente - torna-se demasiadamente atento ao controle dos ganhos concretos.

A tendência em acreditar no futuro deixa o ser humano dividido. É o caso do sujeito que não consegue se esquecer do trabalho enquanto namora, mas também não desliga da lembrança da namorada enquanto trabalha. Ele está dividido, não consegue “pular de cabeça” na substância das coisas. Cria uma interferência, traz à tona no presente uma lembrança ou uma expectativa.

Por esperar pelo depois, o indivíduo esquece-se do agora. Ao fantasiar uma felicidade futura, ele pára de investir no presente. Cria-se uma bola de neve: esperando um futuro melhor, o homem se esquece do presente; quando o futuro chega, ele não é mais futuro e sim o presente; então, o homem continua a esperar. Ele irá esperar, até que descubra que o futuro nunca irá chegar, pois ele não existe. E não podemos ser felizes com coisas que não existem. Somente o presente é que sempre existiu.

Nas palavras de Ken Wilber, em seu livro O Espectro da Consciência (São Paulo, Ed. Cultrix, pág. 82.): “Como disse Santo Agostinho, o passado, literalmente, nada mais é do que uma lembrança e o futuro nada mais é do que uma expectativa, sendo ambas, a lembrança e a expectativa, um fato presente ! Pensar no passado - é um ato presente; antecipar o futuro - também é um fato presente. Qualquer evidência do passado só existe no presente, e qualquer razão para acreditar no futuro também só existe no presente. Quando o verdadeiro passado aconteceu, não era passado senão presente, e quando o verdadeiro futuro chegar, não será futuro, será presente. Dessarte, o único momento do qual temos consciência é o momento presente, um presente que inclui o passado de lembranças e o futuro de expectativas.”

 

Comentar

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.